desenho de plantas de casa
Uncategorized

Plantas de casa devem ser bem planejadas

Plantas de casa devem ser bem planejadas

Projeto arquitetônico deve considerar o bem-estar dos moradores.

Para quem não é da área de Engenharia ou Arquitetura, as plantas de casa podem parecer não mais que um simples desenho. A verdade, no entanto, é que elas garantem uma obra bem estruturada e o planejamento ideal para construir o imóvel dos seus sonhos.

O processo não para por aí. Você sabe o que mais é preciso levar em conta na hora de desenhar sua futura moradia? Os detalhes não são poucos e podem fazer toda a diferença na qualidade de vida da família. Para não errar, confira as dicas que preparamos para você.

A importância das plantas de casa

As plantas de casa ajudam a definir e visualizar como o imóvel vai ser. Ali estão especificados o espaço ocupado e a divisão dos cômodos. Quando essa etapa não é bem pensada, a tendência é que o terreno não seja aproveitado da melhor maneira possível.

O resultado? Corredores desnecessários, quartos desproporcionais e banheiros que não parecem ter sido pensados para o uso. Um projeto bem estudado, de outro modo, é mais fácil de ser executado e oferece mais conforto.

Se você tem uma ideia do que deseja, mas não sabe como passar as informações para o profissional responsável pela obra, uma dica é recorrer a softwares que ajudam a simular plantas de casa. Embora muitos deles sejam pagos para versões mais completas, a maioria permite testes gratuitos.

Disponíveis online, eles permitem que você simule a sua casa, inclusive adicionando móveis ao espaço. Os programas também podem funcionar bem para testar alguns detalhes de decoração, como combinações de cores.

É importante, ainda, aproveitar esse momento inicial para pensar questões como iluminação natural, umidade do terreno e ventilação. Analise quais cômodos devem receber a luz do sol e em qual horário. Depois, verifique como a posição da casa pode ser otimizada para aproveitar o vento, especialmente durante as estações mais quentes.

desenho de plantas de casa

Comprar imóveis na planta

Já para quem compra um apartamento na planta, a possibilidade de planejar tudo desde o início e personalizar cada detalhe não é tão simples. Na maioria das vezes, as construtoras só permitem que o comprador altere detalhes como o tipo de piso utilizado ou o material das portas, por exemplo.

Nem por isso você deve ignorar o planejamento. Pelo contrário, é essa singularidade que torna a análise da planta do apartamento ainda mais importante. Veja se a disposição dos cômodos agrada e se haverá espaço suficiente. A posição do sol e a ventilação também devem ser pesquisadas.

É sempre válido buscar informações sobre a construtora e o modo como ela costuma operar. Afinal, atrasos e surpresas são comuns durante uma obra, mas você certamente quer passar longe deles.

Tomou todos os cuidados necessários? Agora vai ser possível sentir as vantagens da escolha de comprar um imóvel na planta. A economia costuma ser a principal delas e pode chegar a 30%, na comparação com um apartamento pronto.

Gostou de saber um pouco mais sobre plantas de casa? Então aproveite para compartilhar o artigo com outras pessoas que pensam em construir ou reformar um imóvel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *