Uncategorized

Por que você deve ter um projeto de arquitetura antes de construir

Por que você deve ter um projeto de arquitetura antes de construir

Para construir uma casa, um prédio ou qualquer outra obra, contar com um projeto de arquitetura é uma maneira de facilitar o caminho entre a idealização e a realização. Ele é uma espécie de fio condutor, e deve ser executado por um arquiteto em quem você confia. Afinal, é através dele que o seu investimento será concretizado.

As fases do projeto de arquitetura

Um projeto de arquitetura, depois de passar pelas etapas de reconhecimento do espaço e liberação legal para o uso dele, tem três diferentes fases. A primeira delas é chamada de anteprojeto, o período em que o cliente e o arquiteto começam a conceber a ideia do que será realizado ao final de todo o processo de idealização e construção.

Todas as solicitações devem ser feitas nesse período do projeto de arquitetura. É nele que são geradas as plantas, fachadas, os cortes, as setorizações em 3D e todos os desenhos gráficos. No fim dessa etapa, o cliente deve ter em mãos todas as projeções visuais para conseguir compreender o que será realizado efetivamente.

Etapa inicial do projeto depende da participação conjunta dos arquitetos e dos clientes. Foto: iStock, Getty Images

A segunda fase é a do projeto básico e também do projeto legal. Nela, o arquiteto cria uma ideia mais avançada do que foi feito no anteprojeto e gera o que servirá de base para a elaboração de projetos complementares, como de instaladores elétricos e hidráulicos. É também quando se define uma parte fundamental da obra: o orçamento real de custos.

executivo é o último nível de elaboração de um projeto de arquitetura, e é considerado como uma espécie de manual de instruções da obra. Todas as informações necessárias para a perfeita execução e compreensão da arquitetura da obra devem constar nesse documento final. É importante saber que qualquer pedido de alteração nessa fase gera custos adicionais.

Quando contar com um projeto

Como cada projeto tem processos, pedidos e estruturas diferentes, não é possível definir o preço. Tudo vai depender do quanto você ficar satisfeito com o serviço do arquiteto, de quais os trabalhos que ele deve executar na obra como um todo e do que você deseja do resultado final desse projeto de arquitetura. Não há definições ou tabelas de custos.

Contar com um projeto de arquitetura é importante sempre que você quiser modificar a estrutura ou a fachada de um imóvel que já existe ou pretende fazer uma nova obra e não sabe por onde começar. Ele é a materialização da ideia, e pode evitar que erros de cálculo ponham toda a sua obra – e o dinheiro investido – a perder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *