Uncategorized

Quer instalar lareira em apartamento? Descubra como

Quer instalar lareira em apartamento? Descubra como

Nos dias frios, principalmente em regiões onde as temperaturas ficam quase negativas no inverno, investir em métodos para aquecer o ambiente pode ser importante para o conforto da família. Instalar lareira em apartamento é uma das opções mais eficientes para quem mora nesse tipo de imóvel, mas também é uma das mais trabalhosas.

Como instalar lareira em apartamento

Se o local onde você mora ou vai morar não possui uma lareira já instalada e, portanto, a estrutura necessária para a vazão da fumaça gerada pela queima de materiais como madeira e carvão, você já pode desistir da ideia de ter uma lareira em apartamento. Pelo menos do modelo alimentado por lenha, que depende de uma preparação estrutural da qual você não pode dispor.

Nem por isso, o sonho de morar em um ambiente quente e aconchegante precisa ser deixado de lado. Pensando em quem vai viver em imóveis sem preparação estrutural e deseja ter lareira em apartamento, diversas empresas já desenvolveram modelos que utilizam outros combustíveis e oferecem o calor sem ocasionar a fumaça, tão incômoda.

Um desses modelos é o de lareira a gás. Com funcionamento semelhante ao do fogão, ela tem uma boca queimadora que conduz o fluido inflamável e aciona o fogo que aquece o ambiente. Para ter esse tipo de lareira em apartamento, basta que você construa um espaço com pedras vulcânicas, que controlam o fogo, e ligue o encanamento de gás da cozinha até o local da lareira.

Lareira alimentada por lenha só funciona para apartamento se o prédio tiver a estrutura previamente construída. Foto: iStock, Getty Images

Outro de modelo indicado para quem deseja ter lareira em apartamento é o elétrico. Como ele não faz uso de fogo e esquenta o ambiente como um aquecedor ou ar condicionado, é mais seguro para manter funcionando ao longo de várias horas. O efeito visual é feito por iluminação 3D ou lenhas de cerâmica, e o aquecimento é ativado por controle remoto.

A grande desvantagem desse modelo está nos custos. Por ser alimentada de eletricidade, a sua conta de consumo de energia elétrica do mês deve ter aumentos bem significativos, afinal, esse tipo de aparelho gasta bastante até conseguir atingir a temperatura ideal.

Mas, se você não abre mão de instalar uma lareira no apartamento e não pode gastar com espaço ou combustível, as chamadas lareiras ecológicas são boas opções. Elas são alimentadas com etanol, o popular álcool, e um litro do combustível funciona para três horas de queima. O investimento mais alto está na estrutura, cuja despesa depende do tamanho do modelo e do ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *